Passar por um problema de saúde é desafiador por si só, e isso só tende a piorar quando precisamos de um medicamento de alto custo. A começar pela incerteza se esse remédio é ou não fornecido pelo SUS.

Afinal, existem medicações que custam milhares de reais, o que está bem acima das posses da grande maioria dos brasileiros. Por isso, é importante se informar e saber como descobrir se o Sistema Único de Saúde do Brasil cobre estes custos para, assim, poder deixar de se preocupar com os gastos e se concentrar no tratamento.

Desse modo, hoje vamos explicar essa etapa para você em detalhes. Assim, você saberá como proceder desde o momento da prescrição médica até a obtenção do tratamento. Inclusive, o que fazer se o remédio não tiver cobertura do SUS.

Portanto, não deixe de ler até o final para não perder nenhuma dica importante.

O que são medicamentos de alto custo?

Antes de prosseguirmos, é importante entender o que são medicamentos de alto custo. Esses medicamentos são, como o nome sugere, aqueles que têm um preço elevado, muitas vezes fora do alcance financeiro da maioria das pessoas.

A saber, eles são frequentemente utilizados no tratamento de doenças crônicas, raras ou complexas, e podem ser essenciais para a qualidade de vida e a sobrevivência de pacientes que deles dependem.

Por outro lado, o SUS tem um compromisso fundamental com a saúde da população brasileira. Assim, ele oferece uma série de medicamentos gratuitamente, incluindo medicamentos de alto custo.

No entanto, a disponibilidade desses medicamentos pode variar de acordo com diversos fatores, como a política de saúde do estado em que você reside e a sua condição de saúde. Por isso, se seu médico prescreveu uma medicação dessas a você, siga as dicas que vamos mostrar agora para se certificar de que ela é fornecida pelo governo.

1. Consulte o site do Ministério da Saúde

Uma das maneiras mais simples de verificar se um medicamento de alto custo é oferecido pelo SUS é acessar o site oficial do Ministério da Saúde. No site, você encontrará informações atualizadas sobre a lista de medicamentos que o SUS disponibiliza, incluindo os de alto custo.

É importante lembrar que essa lista pode sofrer atualizações periódicas, então certifique-se de verificar regularmente.

2. Consulte um médico ou especialista

Caso você não encontre a informação que deseja no site do Ministério da Saúde, o próximo passo é conversar com um médico ou especialista.

Afinal, esses profissionais podem fornecer orientações específicas sobre o tratamento que você precisa e se o medicamento é coberto pelo SUS. Ou, ainda, se há alternativas disponíveis.

Se você percebeu que o remédio de que você precisa não consta da lista do SUS, uma boa ideia é retornar ao médico que o prescreveu e explicar a situação. Assim, se houver essa possibilidade, ele poderá trocar o remédio por um que seja fornecido gratuitamente.

3. Procure a Secretaria de Saúde do seu estado ou município

Como dissemos, a política de saúde pode variar de estado para estado e até mesmo de município para município. Portanto, entre em contato com a Secretaria de Saúde da sua região para obter informações sobre a disponibilidade do medicamento de alto custo que você precisa.

Lá, eles podem orientá-lo sobre os procedimentos necessários para a solicitação e obtenção do medicamento. Muitas vezes, a própria unidade de dispensação de remédios do SUS faz a ponte com a Farmácia de Alto Custo.

Portanto, procurar o auxílio nesses locais é sempre uma boa alternativa.

4. Verifique os critérios de elegibilidade ao fornecimento de medicamento de alto custo

Em muitos casos, o acesso a medicamentos de alto custo pelo SUS está sujeito a critérios de elegibilidade. Isso significa que você pode precisar atender a certos requisitos médicos ou legais para se qualificar para o tratamento.

Por isso, certifique-se de entender esses critérios e seguir os procedimentos estabelecidos para fazer a solicitação.

O que fazer se o SUS não fornecer o medicamento de alto custo que preciso?

Não é raro acontecer de o SUS se negar a fornecer o medicamento de alto custo que você necessita. Porém, isso não significa que você deva desistir do tratamento. Ao invés disso, você deve exigir respeito ao seu direito constitucional à vida.

Para isso, o ideal é buscar a ajuda de um advogado especialista em Direito de Saúde, pois esse profissional pode orientar pelo melhor caminho e fazer com que a Justiça obrigue o SUS a cobrir os custos do seu tratamento.

Então, agora que você já sabe como verificar se o SUS fornece o medicamento de alto custo que você precisa, coloque essas dicas em prática e cuide da sua saúde!

Compartilhe