Você precisa de cirurgia pelo SUS? Hoje vamos te ensinar como funciona para ter acesso.

O SUS consiste em ser o Sistema Único de Saúde. Ele atende cerca de milhões de brasileiros e é público. Com isso, é possível conseguir atendimentos médicos de graça. E você sabia que você pode obter cirurgias gratuitamente? Pois, continue lendo o artigo para saber.

Todos sabemos o quanto as cirurgias são caras, independente de ser por motivos estéticos ou de saúde. Portanto, ter a cobertura do SUS é uma grande ajuda. No entanto, como funciona? O artigo de hoje tratará sobre este assunto bastante importante.

Por isso, continue a ler ao artigo com atenção e saiba como é o passo a passo para conseguir a sua.

Quais cirurgias o SUS cobre?

Em primeiro lugar, é importante ressaltar quais são os procedimentos que o SUS cobre. Confira na lista abaixo:

  • Reconstrução de lábio leporino;
  • Otoplastia (correção de orelhas de abano);
  • Cirurgia de redesignação sexual;
  • Abdominoplastia (correção da flacidez e redução da pele após perda de peso);
  • Fendaplaslatina (correção de pálpebras enrugadas nos olhos);
  • Vasectomia e laqueadura;
  • Gastroplastia (redução do estômago);
  • Mamoplastia redutora (redução das mamas);
  • Ginecomastia (crescimento anormal das mamas em homens);
  • Catarata;
  • Reparação de pele em caso de queimaduras e lesões.
  • Reconstrução das mamas após retirada de câncer;
  • Deficiências ou deformidades no rosto.

Agora saiba como fazer o requerimento de cirurgia pelo SUS.

Como funciona o requerimento de cirurgia pelo SUS?

Como dito anteriormente, o SUS é a única alternativa para obter acesso a tratamentos caros, como as cirurgias são. Por isso, trouxemos todos os passos para que você faça o requerimento com sucesso.

Então, a primeira etapa a cumprir é realizar uma consulta médica. Para isso, basta se dirigir a um posto de saúde próximo a sua residência. Durante a consulta, o médico fará a avaliação, ou seja, se há necessidade da cirurgia. Em caso positivo, o próximo passo é ir para a Secretaria de Saúde. Você deve mostrar o encaminhamento e, assim, terá o cadastro feito.

Dependendo do tipo de cirurgia, pode ocorrer a necessidade de saber se o paciente é apto ou não para realizar o procedimento gratuitamente. Para este caso, pode ser requerida a presença da assistente social para saber sobre as condições financeiras do paciente.

Por último, mas não é uma modalidade obrigatória, dependendo da cirurgia, o SUS pode pedir uma avaliação psicológica. Ela ocorre em casos onde pode ter uma mudança muito radical, como, por exemplo, cirurgia bariátrica. Enfim, após cumprir estes passos, o paciente vai para uma lista de espera.

Lista de espera

Do que se trata a lista de espera? O SUS atende milhares de pessoas todos os dias, logo, se trata de uma grande demanda. E com as cirurgias, infelizmente, a situação não é diferente. Essa fila pode durar desde dias até anos.

Não é incomum assistir no noticiário, ver histórias de pessoas que esperam por mais tempo do que o necessário para a realização do procedimento.

Todavia, saiba que apesar de não ter uma lei específica para isso, de acordo com a III Jornada de Direito da Saúde do Conselho Nacional de Justiça, foi delimitado um prazo máximo para a realização de atendimentos e cirurgias perante o SUS.

Conforme o enunciado 93, pode ser considerado excessivo, o paciente que esperar mais de 100 dias para uma consulta e 180 dias para a realização de cirurgias e tratamentos.

Na prática, o que isso significa? Que após os 6 meses decorridos desde o passo inicial, o paciente pode exigir na justiça a realização da cirurgia. Essa é uma forma de conseguir ter acesso a um direito e conseguir a vez na longa lista de espera.

Compartilhe