
Devido a alta demanda, fazer um tratamento ou uma cirurgia pelo SUS pode levar muito tempo, até anos. Neste artigo vamos te mostrar como funciona esse processo.
Você sabia que o SUS (Sistema Único de Saúde) é um dos maiores sistemas de saúde públicos do mundo? O SUS é para acesso de todos, porque cuida desde a prevenção e diagnóstico até o tratamento, tudo isso gratuitamente.
Quer saber mais sobre como fazer cirurgia pelo SUS, quais outros serviços esse sistema oferece e alternativas para te ajudar a realizar a sua cirurgia? Neste artigo você ficará por dentro de tudo!
Como marcar uma cirurgia pelo SUS?
Para marcar uma cirurgia pelo SUS, é preciso passar por uma avaliação médica. É o médico quem irá analisar o seu estado de saúde e entender se é necessário, ou não, realizar o procedimento.
Após essa consulta, você será encaminhado para a realização dos exames pré-operatórios. Essa é uma fase muito importante, pois ajuda o médico a avaliar de fato seu estado de saúde e possíveis riscos ou complicações durante o procedimento.
Assim que é feita essa avaliação, o paciente entra em uma fila de espera que, dependendo do procedimento e da quantidade de pessoas que precisam fazer a cirurgia, pode demorar anos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, antes da pandemia, cerca de 1,3 milhões de pessoas aguardavam por um exame, cirurgia ou consulta com especialista, somente no Estado de São Paulo.
Por conta disso, muitas pessoas buscam formas alternativas para realizar o procedimento, como em hospitais particulares, por exemplo. Mas, nem todo mundo pode pagar por uma cirurgia ou tratamento particular, não é mesmo?
Por isso, se você já possui a avaliação e o encaminhamento médico para a realização da sua cirurgia pelo SUS, mas está em uma fila imensa, como acontece muitas vezes, conte com ajuda especializada. Procure um advogado de sua confiança para ajuizar uma ação para que você seja atendido mais rapidamente.
Sua saúde é prioridade! Fique atento(a) aos seus direitos!
Quais outros serviços o SUS oferece?
Além de oferecer serviços de saúde gratuitamente para a população, o SUS também é responsável por diversas outras áreas importantes no nosso dia a dia:
Medicamentos
Através da Farmácia Popular o SUS oferece medicamentos de graça para a população que precisa de tratamento contínuo, como para diabetes e hipertensão, por exemplo.
Para adquirir esses medicamentos é preciso ir até uma farmácia credenciada e apresentar documento de identidade e a receita médica.
Vacinas
Por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI) o SUS oferece todos os anos milhões de doses de vacinas para proteger a população de diversas doenças, como a gripe e o sarampo, por exemplo. Inclusive, agora com a pandemia de COVID-19, todas as vacinas são oferecidas gratuitamente em qualquer posto de saúde.
Vigilância Sanitária
Se você frequenta um restaurante que segue um rigoroso padrão de higiene, o SUS está presente através da Vigilância Sanitária. Ela é responsável por avaliar as condições de estabelecimentos comerciais que manipulam e comercializam alimentos.
Distribuição de preservativos
Já reparou que algumas estações de metrô e terminais de ônibus possuem grandes cestos com preservativos? Essa é uma iniciativa do SUS para conscientizar a população sobre a importância de se proteger contra IST ‘s (Infecções Sexualmente Transmissíveis). O preservativo também pode ser retirado em qualquer posto de saúde.
Esses são apenas alguns dos muitos serviços que o SUS oferece para a população, além de exames, consultas, cirurgias, pronto-socorro e muitos outros.