
Você sabe como conseguir medicamento para diabetes gratuito pelo SUS?
A diabetes é uma doença caracterizada pela elevação de glicose no sangue. Por não ter cura, o seu tratamento é feito por toda a vida, com o auxílio de remédios que ajudarão a baixar a taxa de açúcar.
Devido ao seu tratamento, o SUS cobre o oferecimento dos remédios para os pacientes diabéticos. E é sobre esse tema que falaremos hoje. Afinal, o Sistema Único de Saúde oferece vários benefícios para a população, inclusive, o oferecimento de remédios.
Então, continue a ler e confira as informações sobre esse tema e outras informações relevantes. Boa leitura.
O que é a diabetes?
Como mencionado no início deste artigo, a diabetes é uma doença que tem como principal característica a elevação de glicose no sangue. Ela, geralmente, ocorre devido a defeito na produção de insulina. Com a falta dessa substância, o glicose começa a se concentrar apenas no sangue e não faz o trajeto necessário para que as atividades celulares sejam feitas.
Há dois tipos de diabetes: a Tipo 1 e Tipo 2.
O tipo 1 se desencadeia mais nas crianças e nos jovens, não excluindo outras faixas etárias. A sua formação provem da formação de anticorpos contra as células, assim levando a deficiência de insulina.
Para a sua detecção ele é mais rápido. Para isso, o paciente deve realizar um exame de sangue. Os seus sintomas aparecem rapidamente e incluem: sede, fome excessiva, fraqueza e cansaço.
O tratamento deve ser realizado rapidamente, pois devido a sua incidência, o quadro pode ficar mais grave, evoluindo até o paciente ficar em coma. Aliás, inclui outros sintomas como desidratação severa, sonolência e vômitos.
Já a diabetes tipo 2 se caracteriza pela alta resistência à insulina. Com isso, o corpo aumenta a produção, para colocar nos níveis normais. Até o momento que o organismo não consegue mais, assim a doença é detectada. Geralmente acomete pessoas de meia-idade, mas pode acontecer entre outras faixas etárias.
A detecção também ocorre por exame de sangue. Todavia, os seus sintomas aparecem lentamente, levando até anos. Incluem alguns sinais, como visão embaçada, dores nas pernas e sede. Atualmente, ela é detectada até em crianças, devido à alta ingestão de carboidratos e falta de atividade física.
O tratamento para cada uma é diferente. De qualquer forma, deve ir ao médico e ter acompanhamento profissional. Para a diabetes tipo 2, no geral, são receitados remédios para manter a doença no controle. Enquanto, para o tipo 1, doses de insulina. Além disso, incentiva-se a prática de atividades físicas e acompanhamento com nutricionista.
Como conseguir medicamento para diabetes gratuito pelo SUS
Graças ao SUS é possível ter acesso a medicamentos que têm custo alto, com preço bem mais baixo. E os remédios para tratar as diabetes estão inclusos, e melhor, são completamente gratuitos. Então, como fazer para consegui-los? Bom, é bem simples, na verdade.
A primeira ação é ir ao médico do posto de saúde próximo à sua casa e conseguir uma receita. Em seguida, o paciente deve ir munido com a receita médica, um documento de identificação (identidade ou CPF) e por fim, Cartão do Sistema Nacional de Saúde.
Aliás há duas maneiras de conseguir o remédio para diabetes: ir para qualquer Unidade Básica de Saúde que tenha o serviço de farmácia. Caso não tenha em sua localidade, basta se dirigir a uma drogaria que faça parte do programa Farmácia Popular. Em ambos os casos, deve ir com a documentação acima para pegar o remédio.
Em casos mais extremos, onde o paciente não consiga o medicamento, a saída é procurar ajuda especializada de um escritório de advocacia e entrar com uma ação judicial.