
Existe atendimento psicológico pelo SUS?
A saúde mental é um dos temas que mais entrou em evidência, ainda mais nesse período de pandemia. Pensando nisso, hoje, saiba como solicitar atendimento psicológico pelo SUS, o Sistema Único de saúde.
Portanto, anote as dicas dadas aqui. Afinal, nem todos têm como pagar por uma consulta. Felizmente, o sistema de saúde brasileiro oferece aos cidadãos, a oportunidade de começar o processo de terapia.
Então, confira todos os passos sobre como solicitar, de forma rápida e segura, o atendimento psicológico do SUS. Dessa maneira, poderá iniciar o tratamento o mais rápido possível.
Como solicitar o atendimento psicológico pelo SUS?
Primeiramente, saiba que é bastante simples em solicitar o atendimento psicológico pelo SUS. Afinal, ele é um direito que todo cidadão brasileiro pode requisitar a qualquer momento.
Então, o primeiro item que deve ter em mãos, é o Cartão do Sus. Em caso de não ter o documento, saiba que é bastante simples de obtê-lo. Em primeiro lugar, você deve se dirigir para uma unidade de saúde ou a Secretaria de Saúde da sua cidade.
Em seguida, apresentar em qualquer um desses locais, os documentos a seguir:
- Documento de identificação com foto (CNH, RG e outros);
- CPF;
Aliás, vale ressaltar que em algumas cidades, pode solicitar o comprovante de residência. Portanto, leve uma conta de água, luz ou telefone em seu nome. Basicamente, esses são os passos. O cartão do SUS é impresso na hora e você pode utilizá-lo imediatamente.
Munido com o cartão, é momento de solicitar o atendimento psicológico. Para isso, novamente se dirija a unidade de saúde da sua localidade e faça o pedido. Terá o tempo da realização de triagem. Por fim, a um profissional do Centro de Atenção Psicossocial, o CAPS.
O que é o Caps?
O CAPS é o Centro de Atenção Psicossocial e tem como objetivo, atender as pessoas com transtorno mental ou distúrbio psíquico. Além disso, também auxilia pessoas que tenham problemas com álcool e outras drogas. Atualmente, há cerca de 2 mil unidades distribuídas em todo o País.
A sua equipe é composta por psiquiatras, psicólogos e outros profissionais relacionados a área da saúde mental, como enfermeiros. Com um time multitarefa, busca a melhor estratégia para oferecer aos pacientes, atendimento humanizado.
Alguns dos tratamentos incluem terapia ocupacional, medicação assistida, entre outros. Também é possível ter acesso a receitas para obter remédios antidepressivos. Como dito anteriormente, toda esta etapa é completamente gratuita. Aliás, vale ressaltar que a faixa etária é ampla. Portanto, atende desde crianças a adolescentes até idosos.
Além disso, há várias modalidades específicas. Essa segmentação ocorre na lista abaixo. Confira:
- Caps I;
- Caps II;
- Caps III;
- Caps IV;
- Caps AD;
- Caps AD III;
- Caps AD IV.
Em cada uma dessas categorias, há algumas especificações como a faixa etária atendida e o número de habitantes. Por exemplo, nos Caps AD, além do atendimento de psicólogo e psiquiatra, também atende aos pacientes que tem problemas com álcool e drogas. Outras especificações são a oferta de leitos noturnos para observação.
Ter acesso gratuito ao atendimento psicológico é quebrar o tabu sobre o debate de saúde mental
Por último, agora que você sabe que o SUS oferta tratamento gratuito, é momento de buscar o atendimento o mais rápido possível. Como dito no início do artigo, devido a pandemia e o isolamento social, o debate sobre a saúde mental se amplificou. Com isso, também se quebra, a cada dia, velhos tabus que todo o tema oferece.
Portanto, saiba que procurar ajuda psicológica, não é sinal de fraqueza, mas sim de provar o quanto forte se é. Busque seu atendimento psicológico pelo SUS.