Acaba de ser aprovada a inclusão de um novo tratamento da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) na rede pública de saúde! A aprovação da terapia tripla fixa em spray pela Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) é o primeiro passo para que milhares de pessoas tenham acesso a esse tratamento. Leia o artigo completo para entender melhor.

Terapia tripla em spray: entenda o novo tratamento para DPOC no SUS

A DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é uma condição pulmonar crônica que causa falta de ar e pode levar a graves complicações, inclusive a necessidade de transplante de pulmão. Por isso, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são muito importantes para evitar que a doença se agrave.

Talvez você nunca tenha ouvido falar na DPOC, mas ela é a terceira principal causa de mortes no mundo. Apenas no Brasil, são cerca de 6 milhões de pessoas com a doença, que resulta em quase 200 mil hospitalizações por ano.

Por ser uma doença respiratória, geralmente o tratamento envolve o uso de inaladores. No entanto, a dificuldade em utilizar múltiplos inaladores e em inspirar a medicação são grandes desafios para os pacientes.

Por isso, a terapia tripla fixa, que combina três medicamentos em um único dispositivo inalatório, é defendida pela diretriz internacional de tratamento Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD 2024) para pacientes com formas graves e muito graves da doença.

Trata-se de spray de tripla combinação fixa de beclometasona + formoterol + glicopirrônio, utilizado no tratamento da DPOC grave e muito grave grupo C e grupo D.

Os dispositivos em spray permitem administrar os medicamentos mesmo em caso de pacientes com obstrução grave das vias aéreas e capacidade reduzida de inalar.

O fornecimento gratuito da terapia tripla fixa em spray na rede pública de saúde vai simplificar o uso dos medicamentos e, com isso, melhorar a adesão ao tratamento O resultado esperado é uma melhora no estado clínico do paciente, reduzindo internações e óbitos.

Quando a terapia tripla em spray deve estar disponível no SUS?

A aprovação de um novo tratamento pela Conitec é o primeiro passo para que ele seja oferecido pelo SUS. Antes disso, o Ministério da Saúde tem um prazo de 180 dias para incorporar o novo tratamento e começar a oferecê-lo para a população.

Esse prazo é contato a partir do momento em que a Conitec publica a aprovação, ou então quando há uma mudança no PCDT (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas) de determinada doença.

Por isso, a expectativa é de que a terapia tripla passe a ser fornecida daqui a 180 dias, em maio de 2025. Quem precisar do tratamento enquanto isso ainda não conseguirá retirar o medicamento no SUS; para isso, será preciso fazer primeiro uma solicitação por escrito, pedindo o fornecimento da terapia tripla em spray, com a justificativa e documentação médica. Se o pedido for recusado, ou em caso de outras dificuldades, o melhor caminho é sempre contar com a ajuda de um advogado especializado.

Compartilhe