Em 2024, vão acontecer algumas mudanças nas regras da aposentadoria, e eu quero te explicar. Neste ano, irão ter mudanças aos trabalhadores que contribuem com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso se dá por causa da Reforma da Previdência, que começou em 2019.

O que é previdência? 

Previdência é a reserva financeira que se faz no presente pensando no futuro. O objetivo é que o dinheiro acumulado ao longo de anos seja usado pelo trabalhador quando se aposentar ou caso perca a capacidade de trabalhar ou, ainda, no momento de realizar um projeto de vida. 

No Brasil, quem contribui para o Instituto Nacional de Seguro Social – INSS tem direito à previdência social.

O que vai mudar?

Regras de transição

Para quem já contribuía com o INSS antes da aprovação da reforma, em novembro de 2019, o governo criou um regime de transição que prevê alterações todos os anos, até 2031.

Isso significa que quem está prestes a se aposentar terá um processo mais suave de adaptação às novas regras, levando em conta tanto a idade quanto o tempo de contribuição acumulado até então. 

Essa regra, de acordo com o texto da reforma, é dividida em cinco pontos. As mais comuns são:

Sistema de Pontos

Significa que cada ano de recolhimento ao INSS, de acordo com essa regra de transição, corresponde a um ponto, enquanto cada ano a mais de idade vale outro.  Por meio deste sistema de transição, em 2024, serão necessárias a realização de 91 pontos para as mulheres e 101 pontos para os homens. Esses patamares avançam anualmente. Em 2019, quando a tabela começou, a pontuação mínima era de 86 pontos para as mulheres e de 96 para os homens. 

Idade mínima progressiva

Outra regra da aposentadoria pelo INSS que passa por alterações em 2024 é a idade mínima progressiva, que a cada ano sobe seis meses. Em 2024, a idade mínima para as mulheres se aposentarem sobe para 58 anos e 6 meses. No caso dos homens, sobe para 63 anos e 6 meses. Quem já estava no mercado antes tem direito a regras de transição, com a idade mínima e o tempo de contribuição subindo gradualmente.

Por isso, em alguns casos, é possível se aposentar antes dos 65 anos (para homens) ou 62 anos (para mulheres).

Meu INSS

Se você quer saber quanto tempo falta para se aposentar (por idade ou tempo de contribuição), o INSS liberou um recurso para isso. 

A simulação é feita com as informações que estão na base de dados do INSS. 

O resultado gerado pela calculadora vale somente para consulta e não garante direito à aposentadoria.

Veja como acessar o simulador:

  • Entre no Meu INSS;
  • Informe seu CPF e senha;
  • Clique em “Do que você precisa?” e escreva “Simular Aposentadoria”;
  • Serão exibidas as simulações para todas as regras, antes e depois da reforma da previdência;
  • Clique em “Baixar PDF” para mais detalhes.

É essencial que os cidadãos estejam cientes dessas mudanças para se prepararem adequadamente e tomarem decisões informadas sobre seu planejamento financeiro e de aposentadoria.

Compartilhe